Atividades do dia 4

Hoje aconteceu, no auditório Rachel de Queiroz, a palestra Saúde na mídia: o mito e o exagero da vida saudável vendidos na publicidade.

Iniciamos nossas atividades com um delicioso coffee break oferecido pelo Mercadinhos São Luiz, onde todos se deleitaram com uma boa comida e um bom diálogo antes da palestra acontecer.

foto 1foto 2Iniciamos a mesa de discussão com o Professor e designer Chico Neto que nos mostrou um pouco da sua trajetória de vida saudável que já dura um ano. Ele citou o desafio dos trinta dias. O desafio consiste em se fazer algo novo de forma paulatina para que o corpo se adeque as mudanças e se a habitue com elas. Chico expôs sua determinação diária, noveleiro como assumiu ser, abriu mão de assistir as novelas noturnas por uma boa dose de liberação de endorfina na academia. A frase que marcou sua palestra foi: “ A partir do esforço e da disciplina é que o novo hábito começa.”

A segunda a palestrar foi a nutricionista Karine Lima. Iniciou sua discussão falando sobre o uso de anabolizantes e as 20 proibições de whey protein feita pela Anvisa. Uma questão que ficou pertinente durante toda sua apresentação foi a importância de uma orientação profissional antes de começar a praticar alguma atividade física. Para se ter uma boa mudança de hábito 70% é mudança alimentar e 30% é atividade física. Ela tratou também das conhecidas dietas da moda, vendidas em revistas semanais, que tratam de um emagrecimento rápido e com sérias restrições alimentares o que pode causar uma deficiência de vitaminas e minerais na pessoa que à pratica.

Seguimos a mesa com a socióloga Aline Marques. Ela apresentou um pouco sobre o movimento mundial Massa Crítica que teve sua primeira edição em São Francisco (EUA), em setembro de 1992. O movimento promove toda última sexta feira do mês bicicletadas pelas cidades participantes. Segundo dados da prefeitura de Fortaleza a nossa cidade apresenta 76,4 km de estruturas adequadas para se andar de bicicleta. De forma descontraída a palestrante nos apresentou também os benefícios de se andar de bicicleta motivando muitos ouvintes da palestra.

Mariana Marques redatora e criadora do projeto #deustavendo falou sobre sua perseverança diante das mudanças de hábito que já vem se dedicando há um ano. Prezando uma vida saudável, ela não abre mão de pequenos prazeres alimentares nos fins de semana ou então no meio da semana. Uma frase que ficou marcada foi: “Eu não penso só em dieta”. Equilíbrio entre corpo e mente seriam as formas ideias para se atingir uma vida mais saudável.

A última a palestrar foi a publicitária Eliziane Colares que nos informou sobre a Corrida Pague Menos e as ações deste evento que se mostra sempre atento ao seu público. Ela também trouxe a discussão de percepção do belo e suas muitas facetas durante os períodos históricos.

IMG_2152IMG_2153A evento foi tão satisfatório e abordou tantas questões relevantes sobre o tema que estava previsto para terminar às 11 horas e acabou se estendendo até às 12h10mim, com grande interatividade entre palestrantes e ouvintes.

Finalizamos o evento com uma distribuição de picolés da Selecto Ice para todos os ouvintes e palestrantes.

IMG_2158Agradecemos o patrocínio maravilhoso do Mercadinhos São Luiz e da Selecto Ice, agradecemos também a presença e interação de todos os palestrantes que convidamos, à nossa professora Soraya que nos apoiou e nos ajudou bastante durante todo o trabalho e, também participação de todos que marcaram presença na palestra porque sem vocês o evento Inspira Ação, desta quinta feira, não teria sido um sucesso.

Anúncios

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s